Home

 

 

 

 

Cesar Cardoso
Dice of Tenors
CD ed. autor 2020

 

 

Quarto título da discografia de César Cardoso, Dice of Tenors é também o seu trabalho mais ambicioso. Homenagem aos grandes tenores da História do saxofone Jazz, em Dice of Tenors Cardoso reuniu-se de um octeto de ilustres, entre a nata do jazz nacional e os convidados estrangeiros, onde se destaca o repetente Miguel Zenón.

César Cardoso é um músico de Jazz que nunca se afasta dos cânones como nunca sai fora de pé. Cardoso impõe-se como limites a tradição, e não será estranho que seis dos oito temas do disco sejam clássicos imortalizados pelos tenores que evoca, mesmo se ele refez os arranjos que o ensemble interpreta.

Os arranjos não são uma mera adaptação para octeto, mas introduzem sempre uma nova e interessante perspectiva dos temas, como em «St. Thomas» (Sonny Rollins) ou «Three O’Clock in the Morning» (Dexter Gordon), ainda que sacrificando por vezes as abordagens originais. De notar a subtileza dos arranjos para os sopros que se revela logo desde «Along Came Betty» (Benny Golson) a «Recorda-me» (Joe Henderson).

Do lado dos solistas, o destaque vai para o impetuoso Miguel Zenón (não é por qualquer razão que se é o «músico do ano»), mas todos os músicos são levados a tocar e merecem ser nomeados: o trompete de Jason Palmer, sólido Cardoso, Óscar Graça, o proficiente Jeffery Davis ou o baixo cantante de Cabaud. E enfim, poderosa secção rítmica, que tem como pilar a dupla Demian Cabaud – Marcos Cavaleiro.

Dice of Tenors, Jazz que gosta de ser Jazz, que não se questiona, culto e saboroso.

César Cardoso (st, arr)
Jason Palmer (t)
Miguel Zenón (sa)
Massimo Morganti (trob)
Jeffery Davis (vib)
Óscar Graça (p)
Demian Cabaud (ctb)
Marcos Cavaleiro (bat)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)